4º ano A e B 2015










UTILIZANDO JOGOS NA MATEMÁTICA
As crianças possuem uma grande capacidade de raciocinar e colocar em prática sua capacidade de resolver situações-problemas, caracterizando objetos e buscando uma linha de resolução baseada em elucidações próprias. A proposta de um jogo em sala de aula é muito importante para o desenvolvimento social e cognitivo do aluno.

________________________________
Trabalhando o QUADRO VALOR LUGAR
Os alunos confeccionaram seu quadro e suas fichas.
Estipulamos que cada ficha de uma cor equivale a uma ordem.
ORDENS
UNIDADES= VERDES (1)
DEZENAS= AMARELAS(10)
CENTENAS=VERMELHAS(100)
UNIDADE DE MILHAR = BRANCA(1.000)
Com a ajuda desse quadro, o aluno consegue com muita facilidade
distinguir o valor relativo e absoluto do número bem como
formar números, compor e decompor.



















____________________________________________________ 

Verdadeiro ou falso
Esse recurso permite que o professor consiga visualizar as respostas
de cada aluno e a compreensão da turma de maneira mais
 ampla sobre conteúdo trabalhado.
Cada aluno recebe uma plaquinha V para verdadeiro
e F para falso, o professor pode fazer perguntas oralmente ou
mesmo para correções de exercícios, cada aluno
levanta a plaquinha que julgar necessário.


______________________________________________
Lousa Digital
A lousa digital é como uma tela imensa de um computador, porém mais inteligente, pois é sensível ao toque. Desta forma, tudo o que se pensar em termos de recursos de um computador, de multimídia, simulação de imagens e navegação na internet é possível com ela. Ou seja, funciona como um computador, mas com uma tela melhor e maior.

Alunos utilizando a lousa Digital,
nesse dia trabalhamos sistema monetário e sequência numérica
Ângelo

Leonardo

Francisco

João Pedro Azevedo

Artur

Dara

João Victor

Nícolas

Tailane

Kauê

Juliana

Everton

João Pedro Padilha

Eduarda

Alexandra

Carlos


Fazendo a divisão com o quadro posicional feito com garrafa pet.
Alunos - Nícolas, Tailane e Juliana









 Aprendendo Classes, ordens, valor relativo e absoluto do número.
Gabriel - Ângelo - Leonardo

Gabriel - Ângelo - Leonardo

Gabriel - Ângelo - Leonardo - Everton


__________________________________________________________________________



 
 Dinâmica- " Ache sua dupla"  um aluno recebe a operação de multiplicação  e o outro o resultado. Aleatoriamente chama-se o aluno com a operação e quem achar que estiver com o resultado se identifica. Com isso, eles recordam alguns cálculos de multiplicação de forma lúdica e divertida!


João Pedro A. Gabriel
Artur - Francisco


Dara - Gustavo

Kauê - Profª Jéssica

Eduarda - João Pedro P.

Juliana - Carlos

Tailane - Everton

Nícolas - Alexandra

Leonardo - João Victor



 
                                                    Nosso Porta Papel Higiênico-


   Trabalhando com quadro decimal com garrafa pet e tampinhas, aqui conseguimos trabalhar com subtração, adição esclarecendo cálculos com reserva e transporte, sequência numérica entre outros.

 Essa tabuada é baseado no método de Pitágoras. O cruzamento dos elásticos na vertical e horizontal nos mostra o resultado da operação de multiplicação.

                                     
TRABALHANDO CÁLCULO MENTAL
Você acha estranho seu aluno errar várias subtrações nos exercícios de Matemática e, na hora do recreio, ele perceber rapidinho que a moça da cantina deu o troco errado? Não ache: ele é bom de cálculo mental, mas não sabe aplicar esse conhecimento durante a aula. E a relação entre as duas habilidades (a matemática das ruas e a da escola) não é automática nem mesmo comum. "Na verdade, há um abismo entre elas", revela Maria Sueli C. S. Monteiro, selecionadora do Prêmio Victor Civita.
Crianças que fazem pesquisa de preços, guardam dinheiro para comprar uma revista e, principalmente, aquelas que ajudam os pais no comércio "fazem" matemática muito antes de ouvir falar em fórmulas e operações. O problema é que, na escola, se ensina a elas como calcular desconsiderando totalmente o que já sabem. "O cálculo mental sempre esteve presente no comércio ou na construção civil, por exemplo. Precisamos trazer essa habilidade para a sala de aula", defende o professor de Matemática Luiz Márcio Imenes, de São Paulo. A saída, portanto, é avaliar cuidadosamente o que a turma já sabe e aproveitar esse conhecimento informal como ponte para os exercícios escritos.
 Ao fazer a conta de cabeça, o estudante percebe que há caminhos diversos na resolução de um mesmo problema. É pelo cálculo mental que ele também aprende a realizar estimativas (ler uma conta e imaginar um resultado aproximado) e percebe as propriedades associativa (une dezena com dezena, unidade com unidade e assim por diante) e de decomposição (nota que 10 = 5 +5, entre outras possibilidades). Isso tudo sem precisar conhecer esses termos, claro!
Alguns procedimentos de cálculo mental
Na adição
Exemplo
Exemplo
Calcular primeiro dezenas exatas e os números que formam dezenas.
Ex.:


Na subtração
Exemplo
Exemplo
Arredondar e depois fazer a compensação.
Ex.:


Exemplo
Exemplo
Decompor o subtraendo (valor que será subtraído).
Ex.:


Exemplo
Exemplo
Alterar o minuendo para evitar o "empresta um".
Ex.:


Exemplo
Exemplo
Agrupar as parcelas em unidades, dezenas e centenas.
Ex.:


Explorar a idéia da adição. Ex.: 400 - 160. Quanto falta em 160 para chegar a 400? Para 200 faltam 40; de 200 para 400 faltam 200. A resposta é 240.

Na multiplicação
Exemplo
Exemplo
Decompor um dos fatores.
Ex.:


Na divisão
Exemplo
Exemplo
Fazer simplificações sucessivas:


FONTE DE MATÉRIA:  http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/calculo-mental-quanto-mais-diversos-caminhos-melhor-427462.shtml
____________________________________________________________________________________






As aulas começaram, amei conhecer meus novos alunos, que esse ano seja de muitas aprendizagens e novas descobertas.  Um ótimo ano para todos!!!




https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhmzEkolFKpvM71xvjsxHgmSkgCMUxgBgM0PJkxVgNQfDCaq-4-wDGndrgWkzWBVWT_OzWl1INDR37teRgeMOFs9CJ8y2iLg-yPTiOKy1l25UZr4NemGadJPyofSr7rxI2eacSLqqUDBAh/s640/aularopitti.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário