UTILIZANDO JOGOS NA MATEMÁTICA
As crianças possuem uma grande capacidade de raciocinar e colocar em prática sua capacidade de resolver situações-problemas, caracterizando objetos e buscando uma linha de resolução baseada em elucidações próprias. A proposta de um jogo em sala de aula é muito importante para o desenvolvimento social e cognitivo do aluno.
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Trabalhando o QUADRO VALOR LUGAR
Os alunos confeccionaram seu quadro e suas fichas.
Estipulamos que cada ficha de uma cor equivale a uma ordem.
ORDENS
UNIDADES= VERDES (1)
DEZENAS= AMARELAS(10)
CENTENAS=VERMELHAS(100)
UNIDADE DE MILHAR = BRANCA(1.000)
Com a ajuda desse quadro, o aluno consegue com muita facilidade
distinguir o valor relativo e absoluto do número bem como
formar números, compor e decompor.
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Verdadeiro ou falso
Esse recurso permite que o professor consiga visualizar as respostas
de cada aluno e a compreensão da turma de maneira mais
ampla sobre conteúdo trabalhado.
Cada aluno recebe uma plaquinha V para verdadeiro
e F para falso, o professor pode fazer perguntas oralmente ou
mesmo para correções de exercícios, cada aluno
levanta a plaquinha que julgar necessário.
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Lousa Digital
A lousa digital é como uma tela imensa de um computador, porém mais inteligente, pois é sensível ao toque. Desta forma, tudo o que se pensar em termos de recursos de um computador, de multimídia, simulação de imagens e navegação na internet é possível com ela. Ou seja, funciona como um computador, mas com uma tela melhor e maior.
Alunos utilizando a lousa Digital,
nesse dia trabalhamos sistema monetário e sequência numérica
Ângelo |
Leonardo |
Francisco |
João Pedro Azevedo |
Artur |
Dara |
João Victor |
Nícolas |
Tailane |
Kauê |
Juliana |
Everton |
João Pedro Padilha |
Eduarda |
Alexandra |
Carlos |
Fazendo a divisão com o quadro posicional feito com garrafa pet.
Alunos - Nícolas, Tailane e Juliana |
Aprendendo Classes, ordens, valor relativo e absoluto do número.
Gabriel - Ângelo - Leonardo |
Gabriel - Ângelo - Leonardo |
Gabriel - Ângelo - Leonardo - Everton |
Dinâmica- " Ache sua dupla" um aluno recebe a operação de multiplicação e o outro o resultado. Aleatoriamente chama-se o aluno com a operação e quem achar que estiver com o resultado se identifica. Com isso, eles recordam alguns cálculos de multiplicação de forma lúdica e divertida!
João Pedro A. Gabriel |
Artur - Francisco |
Dara - Gustavo |
Kauê - Profª Jéssica |
Eduarda - João Pedro P. |
Juliana - Carlos |
Tailane - Everton |
Nícolas - Alexandra |
Leonardo - João Victor |
Trabalhando com quadro decimal com garrafa pet e tampinhas, aqui conseguimos trabalhar com subtração, adição esclarecendo cálculos com reserva e transporte, sequência numérica entre outros.
Essa tabuada é baseado no método de Pitágoras. O cruzamento dos elásticos na vertical e horizontal nos mostra o resultado da operação de multiplicação.
TRABALHANDO CÁLCULO MENTAL
Você acha estranho seu aluno errar várias subtrações nos exercícios de Matemática e, na hora do recreio, ele perceber rapidinho que a moça da cantina deu o troco errado? Não ache: ele é bom de cálculo mental, mas não sabe aplicar esse conhecimento durante a aula. E a relação entre as duas habilidades (a matemática das ruas e a da escola) não é automática nem mesmo comum. "Na verdade, há um abismo entre elas", revela Maria Sueli C. S. Monteiro, selecionadora do Prêmio Victor Civita.
Crianças que fazem pesquisa de preços, guardam dinheiro para comprar uma revista e, principalmente, aquelas que ajudam os pais no comércio "fazem" matemática muito antes de ouvir falar em fórmulas e operações. O problema é que, na escola, se ensina a elas como calcular desconsiderando totalmente o que já sabem. "O cálculo mental sempre esteve presente no comércio ou na construção civil, por exemplo. Precisamos trazer essa habilidade para a sala de aula", defende o professor de Matemática Luiz Márcio Imenes, de São Paulo. A saída, portanto, é avaliar cuidadosamente o que a turma já sabe e aproveitar esse conhecimento informal como ponte para os exercícios escritos.
Ao fazer a conta de cabeça, o estudante percebe que há caminhos diversos na resolução de um mesmo problema. É pelo cálculo mental que ele também aprende a realizar estimativas (ler uma conta e imaginar um resultado aproximado) e percebe as propriedades associativa (une dezena com dezena, unidade com unidade e assim por diante) e de decomposição (nota que 10 = 5 +5, entre outras possibilidades). Isso tudo sem precisar conhecer esses termos, claro!
Na adição
Exemplo
Ex.:
Na subtração
Exemplo
Ex.:
Exemplo
Ex.:
Exemplo
Ex.:
Exemplo
Ex.:
Explorar a idéia da adição. Ex.: 400 - 160. Quanto falta em 160 para chegar a 400? Para 200 faltam 40; de 200 para 400 faltam 200. A resposta é 240.
Na multiplicação
Exemplo
Ex.:
Na divisão
Exemplo
FONTE DE MATÉRIA: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/calculo-mental-quanto-mais-diversos-caminhos-melhor-427462.shtml
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As aulas começaram, amei conhecer meus novos alunos, que esse ano seja de muitas aprendizagens e novas descobertas. Um ótimo ano para todos!!!
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